A função de um lubrificante é reduzir o atrito entre os elementos de um rolamento e vedação, diminuindo desgastes internos.
Os lubrificantes mais conhecidos e usados são: graxa e óleo mineral. Para cada aplicação especifíca existe o lubrificante mais adequado. Para a seleção correta devem ser considerados diversos fatores como: temperatura, ambiente, rotação de trabalho, tipo de rolamento aplicado etc. Abaixo, informamos as vantagens e desvantagens do uso de graxas ou óleo,assim como o sistema prático de lubrifação dos rolamentos nas caixas.
Método prático de determinação da quantidade de graxa
Volume de graxa aplicado nos espaços vazios da caixa, considerando o limite de rotação do rolamento aplicado.
Recomendações:
– Geralmente deve-se sustituir toda graxa domancal a cada 6 meses.
– Quantidade de graxa a ser adicionada na relubrificação (G) = 0,005 X D X B
Onde: G= quantidade de graxa em gramas Ex: Rolamento 22.222 K – ( 110 X 200 X 53)
B = largura total do rolamento em mm g= 0,005 x 200 x 53 G=53